PROJETO

Projeto Memória Audiovisual do Vale do Paraguaçu lança arquivo digital


Que o Recôncavo é fonte pulsante de conteúdo cultural disso ninguém duvida. Mas compilar em um único lugar informações acerca das principais manifestações culturais que acontecem nessas cidades de forma a podermos analisar as mudanças sofridas através do tempo, os costumes, as pessoas, e ainda poder usar isso em outros materiais é algo novo. O Projeto Memória Audiovisual do Paraguaçu, premiado pela Lei Aldir Blanc em edital da Fundação pedro Calmon, surge como um banco de dados digital que reunirá o acervo produzido ao longo de um quarto de século pelas empresas SS Filmagem e Tabuleiro Produções - e todos mais que a eles quiserem se juntar.

Premiado na categoria arquivo e memória, é fácil identificar o diferencial do projeto a partir de um exemplo real: em tempos de pandemia, a Festa da Boa Morte, tradicional festa sacro-profana da cidade de Cachoeira, foi realizada de forma virtual, culminando com uma procissão em forma de carreata. Onde mais, além dos CEDOCs das TVs que porventura registrem a festa, o público pode encontrar vídeos da mesma festa nesse formato e no seu cortejo tradicional realizado ao longo dos anos? Esse é só um dos objetivos do projeto, que servirá não só para pesquisadores, mas para que montagens cinematográficas - e Cachoeira dispõe de um dos poucos cursos de Cinema do país - possam se valer das imagens de arquivo. 

Quem quiser colaborar também pode submeter seu acervo a apreciação da equipe através do email: parceria@memoriaaudiovisual.com.br . A pretensão é que o site, que estará no ar em 29 de agosto no endereço www.memoriaaudiovisual.com.br e iniciará com acervo das cidades de Cachoeira, São Félix, Maragojipe e Santo Amaro, se expanda para mais cidades do Recôncavo e inclusive ofereça conteúdo pago para quem fará uso comercial. Serão áudios, vídeos e fotografias que registram festas, manifestações culturais, artistas, e o cotidiano dessas cidades tão importantes para a construção da identidade baiana. 

O Memória Audiovisual do Paraguaçu tem apoio financeiro do Estado da Bahia, atrave´s da Secretaria de Cultura e da Fundação Pedro Calmon (Programa Aldir Blanc Bahia), via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.
Desliza Suavemente para aqui!